18 de julho de 2012

Mirian Fichtner


A fotógrafa Mirian Fichtner apresenta a exposição fotográfica Cavalo de Santo - Religiões Afro-Gaúchas, de 19 de julho a 19 de agosto, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira. A obra fotográfica é resultado de minuciosa pesquisa de campo, de mais de quatro anos, que teve origem na constatação do IBGE, no Censo de 2000, de que o Rio Grande do Sul é o estado que concentra, proporcionalmente, o maior número de adeptos declarados, bem como terreiros de religiões de origem africana no Brasil.

O projeto rendeu uma exposição em 2008 (que esteve em cartaz no Rio de Janeiro e Porto Alegre, e agora encerra seu circuito em Salvador) e um livro homônimo premiado nacionalmente. A mostra na capital baiana reúne 25 fotos (77 cm x 1,03 m) e ganha um caráter multimídia com exibição de imagens e projeção de sons em dois monitores de alta definição.

Por:  Mirian Fichtner
O primeiro traz cerca de cem fotografias do Batuque, Umbanda e festas populares no Rio Grande do Sul. As músicas foram captadas em festejos de batuque, rezados por Pai Antônio Carlos de Xangô (o maior alabê gaúcho vivo) e por Pai Jr de Xangô, representante da nova geração de sacerdotes. Já a segunda tela exibe 30 fotos sobre Exus, com músicas por Pai Neco de Oxalá e Pai Jr de Xangô.

Com esse conjunto de imagens, a autora Mirian Fichtner destaca a pujança e a beleza de rituais e festas, assim como os seus principais personagens e as várias vertentes das manifestações de fé: o batuque, a umbanda e a linha cruzada. Com a proposta de traduzir visualmente um dos mais emblemáticos fundamentos dessas religiões, a união do belo e do sagrado, Mirian mergulhou nessa realidade e testemunhou rituais nunca antes registrados por uma câmera fotográfica.

Exposição: Cavalo de Santo – Religiões Afro-Gaúchas
Fotógrafa: Mirian Fichtner
Local: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Rua do Tesouro, s/nº. Centro Histórico. Telefone: 71. 3321-6722 / 3321-0859)
Abertura: 19 de julho (para convidados)
Visitação: de 20 de julho a 19 de agosto (terça a sexta, das 10h às 17h; sábados e domingo, das 14h às 17h)
Ingresso: entrada franca
Site: www.mirianfichtner.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário